Gato amuado: será que é ciúmes?

·

Close-up de filhote de gato tabby adorável com olhos expressivos e pelo macio

Você já percebeu aquele olhar meio de canto do seu gato, quando chega alguém diferente em casa ou quando você dá mais atenção para o cachorro? Ou então, do nada, ele se esconde, fica mais distante, para de brincar… Pois é, muita gente acha que gato nem liga, mas será mesmo que o tal do “gato amuado” é só charme ou, no fundo, isso tem nome e sobrenome – tipo ciúmes?

Gato amuado: pode ser mesmo ciúmes?

Logo de cara, bora explicar uma coisa importante: ciúmes não é um sentimento só dos humanos. No mundo animal, cães e gatos também sentem, só que do jeitinho deles. E sim, acredite, gato amuado pode ser um baita sinal. Sabe aquela cena em que você faz carinho no cachorro, e o seu gatinho se afasta, fica olhando de longe, até dá uma leve bufada? É, meu amigo, ali tá rolando uma pontinha de ciúme.

A palavra-chave “gato amuado” já entrega a treta: o bichano não tá contente, tá amuado MESMO. E, geralmente, isso aparece quando ele sente que perdeu espaço na casa (ou no coração do tutor) para algum outro animal, um novo membro da família, ou até mesmo um brinquedo novo que virou a sensação do momento.

Como perceber que o gato está amuado (e talvez com ciúmes)?

Olha, gatos não fazem escândalo igual cão. Só que eles deixam pistas – e, se você mora com um, sabe bem! As principais manhas de um gato amuado são:

  • Parece que “se emburra” do nada
  • Some de circulação, se enfia em um cantinho e não sai por nada
  • Rejeita comida ou fica comendo menos
  • Para de brincar (ou só observa, de longe)
  • Te ignora ou evita contato físico
  • Faz xixi fora do lugar – ufa, essa é clássica do gato enciumado!

E não é só isso. Tem gato que miado muda, fica mais grossinho, ou então arredio. A real é que, quando o felino muda de comportamento do nada, pode apostar que tem algo incomodando – e, muitas vezes, é ciúmes mesmo, principalmente se tem outro animal ou pessoa nova no pedaço.

Por que os gatos sentem ciúmes?

Olha, a gente adora pensar em gato como se ele fosse mega independente, né? “Ah, ele nem liga, faz o que quer!” Só que, na prática, eles são bem apegados ao tutor e ao seu território. Se entra um novo pet ou você começa a dar mais atenção para algo (ou alguém) diferente, seu gato pode ficar com aquela sensação de “poxa, fui trocado?”.

E cá entre nós, esses sentimentos não são tão diferentes dos nossos, vai… Já parou pra pensar quanto seu gato percebe seu humor, seus hábitos e até suas ausências? Gatos criam laços fortes, sim! E, quando sentem que estão perdendo espaço ou exclusividade, mostram do jeito deles. Não é drama, é comunicação.

Ah, e vale lembrar das palavras-chave secundárias: cães e gatos. Sabe aquele clássico drama entre os pets de casa? Pois é. Gato amuado costuma aparecer quando tem um cão novo roubando as atenções. Ou quando a rotina muda – viagens, horários diferentes, nova decoração. Gato é bicho de hábito, qualquer ventinho de mudança já deixa ele de orelha em pé. E de humor, também!

O que fazer para contornar o ciúmes do gato?

Primeiro de tudo: paciência. Dar bronca, nesse caso, piora tudo. O ideal é ir mostrando, aos poucos, que ele continua importante no seu dia a dia, mesmo com outros peludos por perto.

Dicas rápidas (pra salvar o clima!):

  • Reserve um tempinho só pra ele: nem que seja dez minutinhos brincando com a varinha ou fazendo cafuné
  • Tente manter a rotina: comida, caixinha de areia, aquele cantinho favorito… Tudo igualzinho de sempre
  • Reforce a segurança: se entrou um cão (ou outro gato) novo na casa, apresente bem devagar. Nada de empurrar todo mundo junto!
  • Nunca compare: cada pet tem sua personalidade, hein! E eles percebem quando você está dando preferência
  • Respeite o tempo do gato: às vezes, ele só precisa “processar” a novidade. Não force contato, nem carinho

E, se você notar que o tal do gato amuado está mesmo te deixando preocupado, ou se o gato parou de comer e ficou apático demais, não hesite: veterinário já! Comportamento também é saúde.

Curiosidades sobre gatos e ciúmes

Olha só, tem umas situações engraçadas envolvendo gatos ciumentos que parecem ainda coisa de gente!

  • Tem gato que só faz xixi fora do lugar quando vê o cachorro ganhando carinho.
  • Já ouviu falar de gato que se enfiou dentro da mochila do tutor só porque ia sair com o cachorro?
  • Muita gente pensa que é frescura, mas comportamento ciumento já foi até alvo de estudo científico: alguns felinos mudam completamente quando um novo membro chega em casa!

E se você acha que é só com gatos adultos, se engana: filhotes também podem demonstrar sinais, principalmente se sentirem que dividir o tutor não estava nos planos deles.

E então, será que é ciúme mesmo?

No fim das contas, gato amuado não é um bicho de sete cabeças – mas é um jeito especial de eles falarem: “ei, tô aqui, não me esquece!”. Sabendo decifrar esses sinais, você consegue deixar a convivência entre cães e gatos (e humanos!) bem mais leve e gostosa.

E você, já flagrou seu gatinho amuado olhando torto para o cachorro ou para alguém da família? Conta pra gente como foi! Vai que a sua história também ajuda outro tutor a lidar melhor com essas manhas felinas…

Foto do autor

Hatus Feitosa

Apaixonado por cães, gatos e suas curiosidades, o autor deste blog criou um espaço dedicado a compartilhar descobertas, comportamentos e fatos surpreendentes sobre os companheiros de quatro patas, encantando tutores e amantes de pets com conteúdos informativos e envolventes.