Com que frequência limpar os brinquedos de cães e gatos

·

Filhote de cachorro chihuahua fofo deitado na grama verde com brinquedos coloridos perto da cerca

Você já pensou em quantas vezes deve limpar os brinquedos do seu cachorro ou gato?

Sabe aquele brinquedinho mordido, jogado num canto, mas que seu pet simplesmente não larga? Pois é, muita gente nem imagina, mas esses objetos tão amados pelos cães e gatos podem esconder pequenas surpresas (e nem todas boas!). Já parou pra pensar se você está limpando eles com a frequência ideal? Ou será que anda esquecendo, achando que basta dar uma lavadinha rapidinha “de vez em quando”? Olha, esse assunto é muito mais importante do que parece!

Por que a limpeza dos brinquedos de cães e gatos é tão importante?

Logo de cara: brinquedos de animais acumulam bactéria, sujeira, restos de comida, saliva e até parasitas. E a real é que nossos bichinhos não têm nojo de nada! Se deixar, eles levam tudo pra boca, de novo e de novo. Por isso, limpar os brinquedos de cães e gatos vira uma questão de saúde, e não só cheirinho bom ou aparência.

Isso vale pra bolinhas, mordedores, pelúcias, cordas… tudo mesmo! Se não cuidar, essa “brincadeira” pode virar fonte de infecções, problemas de pele ou até fungos. E, olha só, tem pesquisa mostrando que brinquedos sujos podem competir com tigelinha de água em quantidade de germes!

Devo lavar brinquedos de cachorro e gato toda semana?

Aqui entra aquela pergunta que não quer calar: qual a frequência certa para limpar os brinquedos? Vai por mim, não existe regra mágica. Mas tem dicas certeiras!

No geral, brinquedos de cães e gatos que molham, ficam sujos de comida ou com resíduos (tipo aqueles recheáveis, de petiscos ou patê) precisam ser lavados pelo menos duas vezes por semana. Já os de tecido, pelúcia ou corda podem ser limpos a cada semana. Sabe por quê? Eles absorvem saliva, respingo de água… e são um prato cheio pras bactérias.

Agora, se seu animalzinho tem alergias, problemas de pele ou convive com crianças pequenas, reforce: limpe mais vezes! Se o brinquedo cair na rua, no quintal ou no banheiro, também: limpeza já, sem preguiça.

Ah! E sempre dê uma olhada se o brinquedo está com cor diferente, cheiro ruim ou sinais de mofo. Aí, não tem nem conversa: descarte logo.

Como fazer a limpeza correta dos brinquedos dos pets?

Você pode até pensar: “mas é só lavar em água corrente, né?”. Calma lá, tem jeitinho certo para cada tipo de brinquedo!

  • Brinquedos de borracha, plástico ou silicone:
    Lave com água quente e um pouco de detergente neutro. Esfregue bem pra tirar crostas e resíduos. Se quiser, pingue vinagre branco, que ajuda a tirar germes e odores.

  • Brinquedos de tecido, corda ou pelúcia:
    Esses vão bem na máquina (ciclo delicado) ou podem ser lavados à mão, sempre que possível com sabão neutro. Só não use produtos fortes, nem amaciante!

  • Brinquedos recheáveis:
    Desmonte, lave tudo separadinho, e deixe secar bem antes de devolver pro seu pet.

Detalhe importante: enxágue muuuito bem, porque qualquer resto de produto pode fazer mal.

Ah, e nada de misturar brinquedos dos pets com suas roupas! Separe tudo, ok?

Dicas extras para cuidar dos brinquedos dos seus bichinhos

  • Tenha pelo menos dois brinquedos de cada tipo, pra revezar enquanto um está sendo lavado.
  • Evite brinquedos muito velhos, descascados ou com partes soltas – eles acumulam sujeira mais rápido.
  • Seque os brinquedos de tecido ao sol sempre que possível. Isso turbina a ação anti-bactérias.
  • Fique de olho nos brinquedos preferidos: são os que mais merecem faxina!

Sabia que limpar direitinho os brinquedos dos gatos ajuda até a evitar aquele cheirinho estranho na sala? E no caso dos cães, diminui que caia muito pelo grudado nos brinquedos.

Viu só como é fácil evitar perrengue depois?

Com um pouquinho de atenção e rotina, a limpeza dos brinquedos de cães e gatos passa a ser automática. Você cuida da saúde deles, evita susto e ainda mantém a casa mais cheirosinha. E fica aqui aquela cutucada de amiga: quando foi a última vez que você lavou os brinquedos dos seus pets? Conta pra mim, você costuma dar essa atenção, ou é do time que deixa rolar?

Se quiser trocar truques ou compartilhar suas dicas, manda ver. Afinal, coisa de pet a gente adora debater!

Foto do autor

Hatus Feitosa

Apaixonado por cães, gatos e suas curiosidades, o autor deste blog criou um espaço dedicado a compartilhar descobertas, comportamentos e fatos surpreendentes sobre os companheiros de quatro patas, encantando tutores e amantes de pets com conteúdos informativos e envolventes.