O que passa na mente de um cachorro que se mexe tanto enquanto dorme

·

Cachorro adorável dormindo tranquilamente na cama em close-up com foco suave

Já reparou como alguns cachorros parecem estar vivendo grandes aventuras enquanto dormem? Eles se encolhem, esticam as patas, balançam a cauda e até soltam uns latidos baixinhos no meio da soneca. Quem nunca ficou olhando o próprio pet dormindo e ficou morrendo de vontade de saber o que, de fato, passa pela mente desses fofos mexilhões deitado na caminha ou espalhado pelo sofá? Olha só, a verdade é que o sono dos cães é um universo cheio de segredos, emoções e um toque de mistério que todo tutor adora tentar decifrar.

O sono dos cachorros: mais parecido com o nosso do que parece

Quando a gente fala de cachorro que se mexe enquanto dorme, de cara já bate aquela curiosidade: será que estão sonhando? E o que será que sonham? A resposta é: sim, eles sonham – e provavelmente com coisas que fizeram (ou desejaram fazer) enquanto estavam acordados. Sabe aquele passeio no parque, o petisco especial, ou aquela maratona de perseguição ao próprio rabo? Pois é, tudo isso pode virar filme na cabeça do seu fiel companheiro.

O sono dos cães, assim como o dos humanos, é dividido em fases. Tem a fase do sono leve, a do sono profundo e, claro, a famosa fase REM (Rapid Eye Movement), que é quando os sonhos rolam soltos. E aqui vai um detalhe curioso: é justamente nessa fase que vemos o cachorro se mexendo tanto durante o sono. Movimentos de patas, tremidinhas, mexida de focinho e até aqueles murmúrios ou latidinhos – tudo faz parte!

Afinal, o que passa na mente do cachorro que se mexe dormindo?

Na cabeça de um cachorro que se mexe tanto enquanto dorme, os pensamentos podem ser bem mais animados do que imaginamos. Durante a fase REM, o cérebro dos cães trabalha processando memórias, emoções e experiências recentes. Ou seja: aquele truque novo que ele tentou aprender, o momento de alegria ao reencontrar você em casa, aquela estranha que passou do portão – tudo isso pode virar um “sonho canino”.

A palavra-chave aqui é: cachorro que se mexe enquanto dorme costuma estar revivendo ou até “digerindo” todas essas emoções do dia. E vai por mim, isso é super saudável! Muitos especialistas afirmam que esses movimentos são normais e ajudam os cães a processar suas experiências, fortalecer a memória e até aliviar eventuais estresses.

Agora, um detalhe importante: cachorros filhotes ou cães idosos costumam se mexer ainda mais durante o sono. Os filhotes, porque estão aprendendo muita coisa nova a cada dia. Já os mais idosos, porque o cérebro deles tende a ficar mais ativo nessas horas.

Cães, gatos e o sono agitado: tem diferença?

E pra quem tem os dois – cachorro e gato em casa – pode notar umas diferenças na hora da soneca agitada. Os gatos, apesar de serem verdadeiros mestres do cochilo, também passam por fases de sono REM e podem sonhar. Mas geralmente, eles são um pouco mais discretos: tremem os bigodes, dão aquela esticada elegante ou balançam as orelhas. Os cachorros, por outro lado, são mais “teatrais” nesse quesito. Já viu aquele cãozinho simulando aquela corridinha no ar enquanto dorme? Pois então.

Gatos e cachorros compartilham esse jeitinho curioso de processar o que viveram – só mudam o estilo. Mas o motivo, tanto em um quanto em outro, é bem parecido: organizar memórias, processar sentimentos, recarregar as energias e (quem sabe?) viver boas histórias nos sonhos.

Devo me preocupar se meu cachorro se mexe muito dormindo?

Aqui é importante fazer uma diferença: um cachorro que se mexe, dá umas tremidinhas ou até late baixinho enquanto dorme é algo natural e saudável. Sinal de que ele está entrando na fase REM e sonhando animado. Agora, se o seu cachorro apresenta movimentos muito bruscos, convulsões, respiração difícil, ou parece acordar desorientado ou assustado com frequência, vale ficar de olho. Nesses casos, o ideal é conversar com um veterinário, beleza?

Outra dica legal é observar se essas mexidas não estão atrapalhando demais o descanso dele (ou o seu, né?). Em geral, trata-se apenas daquele showzinho particular de sonhos, e faz parte de ter um cachorro feliz e saudável por perto.

Dicas para um sono gostoso ao lado do seu cão

  • Mantenha a caminha ou espaço de descanso limpos e confortáveis
  • Evite luz forte ou barulho durante a soneca
  • Respeite o tempo de descanso do seu cão, mesmo que ele faça barulho ou se mexa
  • Caso note algo muito diferente ou preocupante, agende uma checada com o veterinário

E olha, não tem nada melhor do que ficar pertinho, observando o jeito único que cada cão (ou gato) tem de descansar. Vale muito curtir esses momentos!

Curiosidades sobre o sono dos nossos bichos

  • Cães de porte grande costumam dormir mais profundamente do que os pequenos
  • Certas raças (como labradores e beagles) são mestres da soneca animada
  • Os gatos podem dormir até 16 horas por dia, alternando sonos leves e profundos
  • Estudos científicos já mostraram que os cães realmente podem sonhar com seus tutores!
  • Mexer as patas ou latir dormindo não significa pesadelo – às vezes é só alegria mesmo!

Um universo de sonhos, mexidas e muito carinho

No fim das contas, o que passa na mente de um cachorro que se mexe tanto enquanto dorme é um misto de sonhos, memórias e emoções do dia a dia. E não é isso que faz a gente se apaixonar ainda mais por esses peludos? Fica a dica: os melhores “filmes” que seu cachorro assiste talvez sejam exatamente aqueles que você nunca vai conseguir ver… mas dá pra imaginar, né? Conta aí: já flagrou seu cachorro ou gato em alguma dessas cenas engraçadas durante o sono? Qual foi a mais curiosa? Compartilha aí nos comentários — vai ser divertido trocar histórias com outros tutores!

Foto do autor

Hatus Feitosa

Apaixonado por cães, gatos e suas curiosidades, o autor deste blog criou um espaço dedicado a compartilhar descobertas, comportamentos e fatos surpreendentes sobre os companheiros de quatro patas, encantando tutores e amantes de pets com conteúdos informativos e envolventes.